Conheça seu inimigo | Trojan (Cavalo de Troia)

trojan_wooden_horseContinuando a série “Conheça seu inimigo”, hoje falaremos sobre os “Cavalos de Troia”, mais conhecidos como “Trojans”. Mas para conhecermos melhor, devemos lembrar sobre a lenda do “Cavalo de Troia”.

Trojan

No fim da Guerra de Troia, os troianos venceram os gregos, mas os gregos com esperteza, criaram um cavalo de madeira como presente aos vencedores, porém ele era oco e tinha um exército dentro dele. Após os troianos aceitarem o presente e deixarem ele dentro da cidade, o exército saiu do cavalo e os gregos tomaram, destruíram e incendiaram Troia. Ainda mais, assim surguiu a expressão “Presente de Grego”.

Então você sabe basicamente como funciona. São arquivos que aparentemente são inofensivos, mas que em seu código, alojam scripts, programas que quando executados com o programa “bonzinho”, pode causar enormes estragos como roubar senhas, permitir invasões e ter o seu computador controlado remotamente (à distância).

Os dois tipos mais comuns de trojans, são os keyloggers (programas que capturam TUDO o que você está digitando e enviam para uma máquina remota e que com isso, pode roubar senhas, informações sigilosas ou qualquer coisa importante que você digite. Alguns podem até capturar informações digitadas no teclado virtual) e os backdoors (programas que usam portas abertas do computador para controlar o pc da vítima e assim, visualizar arquivos, ligar webcam sem o usuário saber, abrir drive de cd, apagar botão de desligar, etc…). Mas diferente dos vírus e worms, os trojans não se replicam (multiplicam), mas se infectam a arquivos que quando deletados, levam a perda de dados ou a instabilidade do sistema.

Com isso, use o bom senso e não clique ou instale programas que você não sabe de onde vieram, evite ao máximo os anexos de e-mail de quem você não conhece. Use programas que sua procedência seja segura. Para removê-los, mantenha o seu software antivirus atualizado, mas também há certos programas específicos como o Trojan First Aid Kit para remoção de trojans.

Fonte: Bugiganga Digital

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: