Carreira: Designer Gráfico

screen options

O termo design tornou-se expressão de moda. Concretamente, porém, “planejar e projetar” constitui as características mais importantes da atividade do designer. “Designer de comunicação”, o designer gráfico planeja ou projeta não produtos concretos, mas mensagens em forma de texto e imagem. Trata-se de transmitir mensagens através de configurações de imagens, que são percebidas pela visão e que estabelecem uma relação (comunicação) entre emissor e receptor.

O campo de atuação do designer gráfico abrange áreas relacionadas à propaganda e publicidade, em projetos que envolvem aspectos sócio-culturais, políticos, econômicos, psicológicos, outros; ao ensino, auxiliando a aprendizagem através de recursos visuais usados em painéis demonstrativos, cartazes, etc; aos sistemas de orientação e sinalização; à produção gráfica, planejando e diagramando revistas, jornais, livros, textos ou ilustrações.

O designer gráfico projeta também marcas, signos, logotipos, identidade visual; embalagens; prospectos e catálogos; projetos gráficos para jornais, revistas e livros; anúncios; livros e meios audiovisuais; material para a imprensa; gráficos e demonstrativos econômicos; ilustrações; cartões e convites; cartazes e displays; exposições, programação visual de feiras; estampas de tecidos de vestuário e de decoração; programação visual do cinema e TV; documentos e papéis de valor; material didático; jogos e equipamentos lúdicos; expressão gráfica de produtos.

A profissão Designer exige qualificação esmerada. O título da profissão ainda não é oficial e todo mundo se intitula designer. O sucesso profissional exige formação ampla e diversificada. O diploma que se recebe nas faculdades e cursos ainda não respondem a critérios únicos e gerais.

De um gráfico ou arte-finalista, esperam-se tão somente habilidades práticas; de um designer, porém, se espera, além de grande capacidade criativa, capacidade também para o planejamento e o desenvolvimento de projetos.

Para habilitar-se em Design Gráfico, o aluno cursará as seguintes disciplinas específicas: Programação Visual, Fotografia, Desenho – Processos e Procedimentos, Arte Moderna, História do Design Gráfico, Design Digital, Processos Fotográficos, Identidade Visual, Processos de Impressão, História do Design Gráfico no Brasil, Tipografia – Composição e Diagramação, Produção Gráfica, WebDesign, Ilustração, Análise Gráfica, Arte Brasileira, Design Ambiental, Fotodesign, Marketing e comunicação – Mercadologia, Pesquisa em Design Gráfico, Design Editorial, Design de Embalagem, Gestão do Design, Mídias Interativas, Legislação e Ética, Criação e Produção de Portfólio.

Design

Anúncios

Uma resposta

  1. quanto ganha em media

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: