Maior feira de tecnologia do mundo começa nesta semana na Alemanha

A Cebit, maior feira de tecnologia e comunicações do mundo, começa nesta terça-feira (4), em Hannover, cidade localizada no norte da Alemanha. Nesta edição, a feira tenta se reinventar e recuperar pontos perdidos para eventos mais focados em certos segmentos. Uma das mudanças foi no calendário: a feira encolheu e vai durar seis dias –até domingo (9)–, um a menos que em 2007.

A Folha Online vai acompanhar os seis dias de Cebit, megaevento é realizado anualmente desde 1986. O objetivo da feira é mostrar o que há de novo em tecnologia de informação e comunicação.

Hannibal Hanschke/Reuters
Homem olha telas nas instalações da Cebit 2008; maior feira de tecnologia do mundo começa nesta terça-feira
Homem olha telas nas instalações da Cebit 2008; maior feira de tecnologia do mundo começa nesta terça-feira, na Alemanha

Segundo a organização, a redução tem objetivo de tornar a Cebit mais eficiente, com economia de tempo e dinheiro para os cerca de 5.845 expositores de 77 países que participarão da feira. Os dados revelam uma queda em relação ao ano passado, quando o evento teve 6.153 expositores de 79 países.

Neste ano, uma de suas principais novidades é o apelo ecológico. Em vez de produtos isolados, o conceito da “tecnologia ecologicamente correta” deve ganhar destaque, em mais uma mostra da força que o marketing verde ganhou nos últimos tempos.

Uma área chamada “Green IT”, localizada no pavilhão 9, vai mostrar novidades para reduzir o uso de eletricidade ou a emissão de CO2 (dióxido de carbono), por exemplo. Segundo estimativas da Cisco Systems, o setor de tecnologia é responsável por cerca de 2% das emissões mundiais de CO2.

Christian Charisius/Reuters
Feira também abriga conferências; idéia é “trocar know-how”

A área é apoiada por um grupo de empresas chamado Climate Savers Computing Initiative (algo como Iniciativa da Computação para Salvar o Clima), fundada em 2007 com participação de empresas como Microsoft, Google, Intel e IBM.

Temas

Neste ano, a feira foi dividida em quatro eixos temáticos: “Soluções para Negócios”, “Soluções para o Setor Público”, “Soluções para Casa e Mobilidade” e “Tecnologia e Infra-estrutura”.

A maior parte dos expositores do evento vem da própria Alemanha, que será representada por 2.840 empresas, seguida pela China, com 500, e Taiwan. O Brasil vai levar 17 empresas e associações.

Para esta edição, haverá também uma aposta maior em conteúdo. Pela primeira vez a Deutsche Messe (organizadora do evento) ergue na Cebit sua própria programação de eventos paralelos, com a realização das “Conferências Globais da Cebit”. A idéia é promover a “transferência de know-how”. Executivos de grandes empresas como Microsoft, Sony Ericsson e Deutsche Telekom vão analisar o futuro da tecnologia.

A feira será oficialmente aberta na noite desta segunda-feira (3), em cerimônia com participação da chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente da Comissão Européia, Jose Manuel Barroso, o presidente da França, Nicolas Sarkozy e o executivo-chefe da Microsoft, Steve Ballmer. Para o público, a feira abre mesmo nesta terça-feira.

Fonte: Folha online

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: