Flash no iPhone

Andaram circulando alguns rumores de que a Apple estaria se preparando para incluir suporte à Flash no iPhone[bb] , algo que muita gente quer desde que o aparelho foi lançado. O rumor começou no Gear Live, blog que publicou imagens do firmware 1.1.3 bem antes da Apple[bb] disponibilizar esta atualização, o que dá credibilidade às suas fontes. De acordo com o blog, os problemas de consumo de CPU e, consequentemente, diminuição da vida útil da bateria, seriam apenas desculpas e o problema seria simplesmente a falta de um acordo entre a Apple e a Adobe.

No entanto, ao ler um post do John Gruber hoje sobre o assunto percebi que a questão é mais complexa que simplesmente um acordo entre as empresas.

Como eu comentei ontem ao falar sobre o SDK, a Apple é uma empresa que gosta de ter controle sobre seus produtos, e o desenvolvimento de aplicativos para o iPhone deve seguir esta tendência, ao menos oficialmente (os aplicativos de terceiros criados com o toolchain devem continuar por aí, rodando em iPhones com jailbreak).

Por ser propriedade da Adobe, o Flash[bb] não é interessante para a Apple, já que ela não tem controle sobre ele. No desktop o Flash já é o formato dominante há algum tempo (para funcionar no iPhone o YouTube converteu parte de seus vídeos para H.264, mas o Flash ainda domina), mas em plataformas móveis o mercado ainda está aberto, e não é interessante para a Apple ajudar um rival a se estabelecer como padrão, mas sim aumentar a participação do QuickTime. E se algo acontece e a Adobe decide encerrar a parceria?

Por outro lado, com o SDK existe a possibilidade da Adobe, a grande interessada em ver Flash no iPhone, portar o formato para o aparelho.

A questão é se a Apple, com sua mania de controle, vai permitir

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: